A Nissin Foods, gigante japonesa de fabricação de macarrão instantâneo, lançou no Japão na segunda-feira, 24, um novo Cup Noodles sabor baiacu, peixe conhecido por ser altamente venenoso, devido à produção de tetrodotoxina. A empresa afirma que o produto, disponível nos supermercados com o preço sugerido de 298 ienes (pouco mais de R$ 10), não será comercializado fora do país. As informações são da CNN.
A emissora americana aponta que o baiacu, servido regularmente como sashimi ou em sopa, é considerado um item de luxo no Japão e que refeições contendo o peixe venenoso podem facilmente custar até 20 mil ienes (cerca de R$ 680) em restaurantes sofisticados.
Embora valorizado, a CNN destaca também que o baiacu é venenoso e pode, em casos graves, causar a morte se não for devidamente preparado. Os órgãos, pele, sangue e ossos dos peixes contêm altas concentrações de tetrodotoxina, um veneno mortal. Comê-lo pode causar formigamento na boca e tontura, que pode ser seguido de convulsões, paralisia respiratória e morte, diz a emissora.
A CNN afirma que, de acordo com o Departamento de Pesca da Austrália Ocidental, o baiacu, encontrado em águas oceânicas tropicais e subtropicais, é o segundo vertebrado mais venenoso do mundo, depois do sapo venenoso dourado, nativo da Colômbia. Os chefs no Japão devem treinar por pelo menos dois anos antes de serem autorizados a fazer um exame para se qualificarem para preparar o fugu.
Em comunicado oficial em seu site, a Nissin informou que, para o novo sabor de Cup Noodles, a “essência” do baiacu é condensada em um pequeno pacote de óleo para ser adicionado à base da sopa, embora não tenha divulgado como o sabor potencialmente mortal é preparado. Ainda segundo a nota, cada pote vem com almôndegas de frango desidratadas, cebolinhas e ovos ralados ao estilo japonês em uma base de sopa enriquecida com uma pitada de yuzu, fruta cítrica comumente usada na cozinha japonesa.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.